15/10/2013 às 22h49min - Atualizada em 15/10/2013 às 22h49min

UPAm Serra da Tiririca estoura rinha de galos e encontra animais feridos

[caption id="attachment_22030" align="alignleft" width="300"]
Galos foram encontrados feridos.

Galos foram encontrados feridos.

Galos foram encontrados feridos.[/caption]

Policiais Militares da Unidade de Policia Ambiental (UPAm) da Serra da Tiririca flagraram, por volta das 11h30 desta terça-feira (15), um local onde são realizadas rinhas de galo em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio. Um homem que se diz caseiro do local foi preso e cerca de 30 galos feridos foram encontrados.

Os agentes foram acionados por uma denúncia anônima e chegaram ao local, que fica na localidade da Cancela Preta, às margens da BR-101. No local foram encontrados 32 (trinta e dois) galos acondicionados em gaiolas de ferro, onde no momento não existia oferta de alimentos, apenas alguns vasilhames com água, acoplados nas respectivas gaiolas.

A maior parte dos animais apresentavam ausência de penas na região do pescoço e peito, que se mostrava de coloração avermelhada e escoriações nas asas. Um galo apresentava lesão do olho esquerdo. Observou-se a existência de duas arenas para confronto, vários armários de madeira, relógio para controle de luta, balança para pesagem dos animais, seringas usadas e alguns apetrechos utilizados no seu manejo, como esporões de plásticos e capas para transporte.

A Lei nº 9.605/98 no seu Artigo 32º descreve que é crime "praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domesticados, nativos ou exóticos". Com pena prevista de Três meses a um ano e multa.

As aves foram apreendidas e encaminhadas a local credenciado para recebimento dos animais, onde receberão os devidos cuidados até o fim do processo.

Um homem que informou ser caseiro do local foi flagrado e encaminhado para a 124ª DP (Saquarema), responsável pela área.

[caption id="attachment_22031" align="aligncenter" width="878"]
Local da rinha de galos.

Local da rinha de galos.

Local da rinha de galos.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp