06/04/2014 às 15h38min - Atualizada em 06/04/2014 às 15h38min

Maricá proíbe Motocross em trilhas do município

[caption id="attachment_33689" align="alignleft" width="300"]
Operação foi realizada neste domingo no Espraiado.

Operação foi realizada neste domingo no Espraiado.

Operação foi realizada neste domingo no Espraiado.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- A prática de motociclismo nas trilhas de área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá estão proibidas definitivamente, de acordo com decreto.

Neste domingo, 06, Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca (UPAm Serra da Tiririca), do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipais e agentes da Secretaria Municipal do Ambiente fizeram uma barreira que impediu o acesso de motociclistas com motos de trilha na área do Espraiado, onde estão localizadas algumas trilhas bastante procuradas pelos amantes do esporte.

No local da operação também foi realizado o projeto 'Maricá + Verde' que tem como objetivo principal recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios do município.

Em 2011, a Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito municipal sancionou a lei que criou as Unidades de Conservação municipal nas Serras de Maricá e seus limites.  Foram criadas a REVISSERMAR (Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá) e a APASERMAR (Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá) ambas Unidades de Conservação da Natureza Municipais.

Na Lei Municipal não há regulamentação especifica para a prática do Motocross no município, porém, no entender dos órgãos ambientais, de acordo com a Lei a proibição se dá para preservar a beleza cênica e ecológica das serras, morros, picos e pedras de Maricá; para proteger ecossistemas com grande potencial para oferecer oportunidades de visitação, aprendizagem, interpretação, educação, pesquisa, recreação, inspiração, relaxamento; para proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória e preservar a natureza,sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais,; proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, entre outros.

Os limites da área do Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá, são de 8.938,27 hectares, e da Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá, são 3.378,70 hectares.

O motocross é uma modalidade desportiva de motovelocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenacross, trial e enduro.

[caption id="attachment_33690" align="aligncenter" width="600"]
No local da operação também foi realizado o projeto Maricá + Verde

No local da operação também foi realizado o projeto Maricá + Verde

No local da operação também foi realizado o projeto Maricá + Verde[/caption] [caption id="attachment_33691" align="aligncenter" width="601"]
Placas foram instaladas em diversas partes do município.

Placas foram instaladas em diversas partes do município.

Placas foram instaladas em diversas partes do município.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp