06/08/2014 às 17h44min - Atualizada em 06/08/2014 às 17h44min

Prefeitura retira carcaça de baleia encontrada no Canal de Ponta Negra

[caption id="attachment_42471" align="alignleft" width="300"]
Carcaça, com 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, foi encontrada na área de ancoragem dos barcos. (Foto ::  Fernando Silva)

Carcaça, com 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, foi encontrada na área de ancoragem dos barcos. (Foto :: Fernando Silva)

Carcaça, com 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, foi encontrada na área de ancoragem dos barcos. (Foto :: Fernando Silva)[/caption]

Equipes das secretarias municipais de Ambiente e Obras, com apoio de pescadores, retiraram do Canal de Ponta Negra, nesta quarta-feira (06/08) restos de uma baleia cachalote (Physeter macrocephalus). A carcaça, uma peça de 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, estava em acelerado estado de decomposição, tendo sido levada pelas correntes marinhas até encalhar próximo à área de ancoragem dos barcos. Com auxilio de uma retroescavadeira da Prefeitura, funcionários da Secretaria de Obras enterraram os restos do animal nas proximidades, seguindo o procedimento previsto em casos dessa natureza.

Segundo o biólogo Waldir Almada, da Secretaria Municipal de Ambiente, não é possível saber a causa da morte do animal, mas estima que tenha ocorrido há dois meses em função do avançado estado de decomposição. "Pescadores relataram que uma baleia morreu no mar em frente à Rua Zero, em Barra de Maricá", contou. "Provavelmente é a mesma. Como a maré subiu, a corrente trouxe a carcaça para o canal", declarou o biólogo.

[caption id="attachment_42472" align="aligncenter" width="640"]
Equipes da Prefeitura, com apoio dos pescadores, retiraram os restos da baleia do canal

Equipes da Prefeitura, com apoio dos pescadores, retiraram os restos da baleia do canal

Equipes da Prefeitura, com apoio dos pescadores, retiraram os restos da baleia do canal[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp