18/08/2014 às 01h18min - Atualizada em 18/08/2014 às 01h18min

Seis pessoas são resgatadas por Bombeiros após ficarem presas em elevador no Centro de Maricá

[caption id="attachment_43254" align="alignleft" width="300"]
Bombeiros estiveram no local. (Foto :: Mauro  Luis | LSM)

Bombeiros estiveram no local. (Foto :: Mauro Luis | LSM)

Bombeiros estiveram no local. (Foto :: Mauro Luis | LSM)[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: MAURO LUIS- Seis pessoas foram resgatadas por homens do Corpo de Bombeiros do Destacamento de Maricá, na madrugada dessa segunda-feira (18), após ficarem presas no elevador de um prédio na região central do município.

A situação aconteceu durante a madrugada, por volta de 00h30, quando os moradores do edifício entraram no elevador, no térreo, o equipamento travou na altura do segundo andar. Sem conseguir sair, mesmo após acionarem as funções de emergência do elevador, os moradores chamaram o Corpo de Bombeiros, que os resgatou.

Uma falha mecânica no elevador do Condomínio Edifício Avenida, nº 158 na Av. Nossa Senhora do Amparo pode ter causado a interrupção do elevador. Não foi autorizada a entrada da equipe do Lei Seca Maricá no interior do edifício.

Saiba o que fazer ao ficar preso no elevador

Ficar preso em um elevador é uma situação mais comum e menos perigosa do que muitos pensam. Dotados de poderosos mecanismos de segurança, os elevadores modernos oferecem pouquíssimos riscos aos usuários – desde que, é claro, estejam com amanutenção em dia. Mesmo assim, imprevistos como quedas de energia acontecem. Veja o que fazer caso você fique preso dentro do elevador:

Fique calmo

Principalmente para quem é um pouco claustrofóbico, a experiência de ficar preso em um cubículo pode ser um verdadeiro terror, entretanto, é preciso manter a calma. Respire bem fundo e procure se acalmar, lembrando que é uma situação passageira e que, por mais que possa demorar algumas horas, logo você estará livre e terá apenas mais uma boa história para contar para os amigos.

Tenha em mente que por ser uma cabine vedada, os recursos de oxigênio são, sim, limitados. Caso você sinta dificuldades para respirar, afrouxe e desabotoe suas roupas, principalmente no pescoço.

Procure os “botões da salvação”

Assim que o elevador parar, o segundo passo é pressionar os botões de todos os andares para fins de verificação. Muito provavelmente eles não irão funcionar, então será hora de pressionar o botão de alarme ou o interfone, um dispositivo bastante comum nos elevadores mais recentes e que permite uma fácil comunicação com o porteiro ou zelador.

Caso seu celular esteja com sinal, procure entrar em contato com vizinhos, parentes ou com a própria assistência técnica do elevador – geralmente há uma plaquinha com o número dela dentro da cabine – informando a situação.

Fique dentro do elevador

Alguns filmes mostram que tentar abrir a porta ou sair pelo teto do elevador é uma boa ideia, mas lembre-se de que é apenas ficção. Especialistas em elevadores recomendam que você fique calmo e tenha paciência ao aguardar pelo resgate. Forçar a porta, bater nas laterais do elevador ou tentar, de alguma forma, sair dele, pode acabar gerando uma grandetragédia.

Deixe o tempo passar

Mesmo que você consiga entrar em contato com alguém, geralmente demora até que os técnicos especializados cheguem ao edifício para resolver o problema. Sendo assim, é importante manter a cabeça ocupada e fazer que o tempo passe o mais rapidamente possível. Caso você esteja sozinho, distraia-se com o celular ou com um livro, se houver luz. Se estiver com mais pessoas no elevador, uma boa ideia é conversar, trocar experiências ou até mesmo jogar joguinhos. O importante é tirar o foco da situação e manter a mente ocupada.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp