13/10/2014 às 20h44min - Atualizada em 13/10/2014 às 20h44min

Maricá abre segunda fase dos Jogos Estudantis 2014 para alunos de 12 a 16 anos

[caption id="attachment_47309" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Fernando Silva)

(Foto :: Fernando Silva)

(Foto :: Fernando Silva)[/caption]

A Secretaria Municipal de Educação abriu, na manhã desta segunda-feira (13), a segunda etapa dos Jogos Estudantis 2014, um dos eventos mais tradicionais do município. Realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a cerimônia de abertura contou com o desfile de representantes das 34 escolas participantes. Os jogos seguem até o dia 31/10, com a participação de 2.200 alunos com idades entre 12 e 16 anos das redes pública e particular de ensino.

Representando a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, o subsecretário de Ensino, Rodrigo Moura, parabenizou as escolas pela participação no evento e falou sobre a importância dos Jogos. “Não existe arma mais forte e poderosa contra a violência e falta de oportunidade do que o poder transformador do esporte. E é por isso que incentivamos a realização desse evento. Consideramos o esporte um verdadeiro canalizador para a melhoria da qualidade do ensino”, declarou o subsecretário.

A diretora da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva, Andreia dos Santos Machado, também ressaltou a importância do evento no resgate de valores essenciais para o ser humano, como cidadania, disciplina e participação. “Os alunos estavam muito ansiosos para participar dos jogos que contribuem, principalmente, para a integração dos alunos e a troca de experiência entre as escolas. Além disso, acho importante resgatar brincadeiras antigas como queimado e corrida”, declarou. A Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva participa da competição com 12 alunos nas modalidades xadrez e corrida.

Um dos momentos mais aguardados da cerimônia foi o juramento do atleta e aluno da Escola Municipal Amanda Peña Soares, João Victor Alcântara, de 13 anos. Participando dos jogos pela segunda vez, o estudante espera surpreender. “Treinei bastante e vou me empenhar ao máximo para superar os resultados obtidos na edição do ano passado. É muito legal competir porque contribui muito para o meu desenvolvimento físico”, destacou o aluno, que vai competir em três modalidades: natação, futebol e handebol.

Já o estudante do 4º ano da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, Lucas Gabriel Salsa, de 12 anos, está ansioso por participar, já que disputa pela primeira vez a competição. Inscrito na modalidade futsal, Lucas sonha marcar muitos gols. “Ouvia os meus amigos comentarem que era legal e, por isso, sempre quis participar. Agora chegou a minha vez. Dizem que jogo bem, então vou dar o meu melhor”, falou.

A aluna do 3º ano da Escola Municipal Guaratiba, Geisa Soares Ferraz, de 12 anos, também está entusiasmada com a sua primeira participação nos jogos. “Estou treinando bastante porque quero fazer bonito ao representar a minha escola. Mais importante que ganhar é poder competir e conhecer alunos de outras escolas”, destacou a aluna que vai participar nas modalidades xadrez e tênis de mesa.

Recém- chegado à cidade, o aluno do 7º ano da Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, André Luiz Ramos da Silva vai participar do evento pela primeira vez como goleiro. “Morava em São Gonçalo e lá não tem esse tipo de evento. Estou empolgado demais e vou torcer pra não levar gol”. Com grandes sonhos, André Luiz pretende seguir na carreira esportiva, mas em outra modalidade. “Se puder quero ser um lutador de artes marciais, como o MMA”, acrescentou o aluno.

Jogos Estudantis 2014

Nessa etapa, os jogos estudantis serão divididos em duas categorias: C (para alunos nascidos em 2000, 2001 e 2002) e categoria D (para alunos nascidos em 1998 e 1999). Ao todo, serão disputadas dez modalidades esportivas (futsal masculino; handebol; salto em distância; corrida de velocidade 75m e 100m; natação 25m e 50m; xadrez; tênis de mesa masculino e feminino; voleibol; futsal e basquete). Vale destacar que, em maio desse ano, foi realizada a primeira etapa dos jogos destinada para alunos de sete a 11 anos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp