04/11/2014 às 17h24min - Atualizada em 04/11/2014 às 17h24min

Associação de surfistas de Ponta Negra reclama da desordem e sujeira durante o final de semana

[caption id="attachment_48731" align="alignleft" width="300"]
Motos estacionadas nas calçadas.

Motos estacionadas nas calçadas.

Motos estacionadas nas calçadas.[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Som automotivo nas alturas, lixo por todos os cantos e motos e carros estacionados na calçada. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos frequentadores de Ponta Negra durante os finais de semana. As denúncias foram feitas pela Associação de Surfistas da região.

Som automotivo

Pela janela da casa de veraneio, o empresário Roberto Fernando Neto, 51 anos, vê o mar com uma vista maravilhosa no final da tarde, mas vê também o vidro trepidar quando um carro passa devagar pela Avenida da orla com som no último volume. “O “tum-tum” aqui é eterno, mas imagina 10 carros com o som assim, tocando durante a tarde e começo da noite. Isso aqui vira um inferno.”

Incomodados com essa situação, vizinhos de Fernando colocaram à venda vários apartamentos localizados próximo a orla. Ele mesmo já trocou de praia anos atrás, em função do barulho. Agora, resolveu voltar para Maricá por ter amigos e familiares na cidade. Viajou cerca de 80quilômetros da Barra da Tijuca para o litoral para descansar neste final de semana, mas diz que não voltará mais por causa da ‘zona’ que virou a orla.

[caption id="attachment_48732" align="alignright" width="300"]
Lixo acumulado na areia da Praia.

Lixo acumulado na areia da Praia.

Lixo acumulado na areia da Praia.[/caption]

Lixo por todos os cantos

A grande quantidade de lixo deixada na praia por turistas vem tirando o sono dos moradores. Moradores comentaram da falta de coleta de lixo na praia por parte da Prefeitura. Sintoma de desordem social, o aumento dos dejetos públicos tem várias explicações. Numa ponta está o crescimento do comércio informal. Na outra, a permissividade do poder público, que não pune a sujeira, e, claro, a falta de educação.

Carros e motos nas calçadas

A lição é conhecida por todos: carros devem ficar nas ruas e pedestres, nas calçadas. Mas não é isso o que acontece na prática. Na Praia de Ponta Negra é comum encontrarmos o desrespeito de muitos motoristas e ‘motoqueiros’. 

Ao longo da orla da Praia de Ponta Negra, internautas flagraram carros e motos estacionados em cima de calçadas. Os veículos impedem a passagem dos pedestres, que com isso, são obrigados a seguir pelas ruas e correm o risco de serem atingidos por um carro.

Nota da Prefeitura de Maricá

Com relação às informações solicitadas, a Prefeitura de Maricá esclareceu que já está ciente do problema provocado por frequentadores das praias em Ponta Negra e já está tomando as providências necessárias para impor a ordem pública e o respeito às leis.

No último dia 30/10, de acordo com a Prefeitura, todas as secretarias envolvidas nesse tipo de ação participaram de uma reunião, no Paço Municipal, com o intuito de alinhar as ações passíveis de serem executadas em curto e médio prazo. A data de início dessa operação conjunta ainda não foi definida, mas não demorará.

A Prefeitura disse que não vai permitir que o livre estacionamento sobre as calçadas, a poluição sonora causada pelos volume de som dos carros e a falta de educação ambiental quanto ao descarte do lixo continuem a agredir o direito de moradores e visitantes interessados apenas em aproveitar a beleza natural das praias maricaenses. ​​

[caption id="attachment_48733" align="aligncenter" width="960"]
Calçada virou estacionamento de motos.

Calçada virou estacionamento de motos.

Calçada virou estacionamento de motos.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp