03/12/2014 às 11h15min - Atualizada em 03/12/2014 às 11h15min

Iniciativa de morador recicla óleo de cozinha em Itaipuaçu

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- O óleo que a dona de casa utiliza na cozinha pode causar grandes danos ambientais. Pensando nisso o conhecido morador de Itaipuaçu, Roberto dos Gaviões, criou três postos de coleta, que além de salvar o meio ambiente, ainda ajuda uma Instituição de recuperação de dependentes químicos.

Cerca de 200 milhões de litros de óleos vegetais usados por mês vão parar no ralo da pia. O problema é que, além da substância não se misturar com água resultando em entupimentos de tubulações, galerias e redes de esgotos, o óleo saturado é um dos principais vilão da poluição de rios e mares. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de água de uma pessoa ao longo de 14 anos.

Ainda por cima, o óleo contribui para a proliferação de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto. Quando entra em contato com a água do mar ele se decompõe e emite gás metano, que agrava o aquecimento global.

Por isso, a melhor opção é sempre levar seu óleo para o posto de reciclagem mais próximo para que ele gere outros produtos, como sabões, detergentes, lubrificantes e biodiesel.

Em Itaipuaçu, o retorno da reciclagem serve para ajudar uma instituição de recuperação de dependentes químicos. Para maiores informações entre em contato pelos telefones: (21) 7809-2792 ID: 95*77663 (Roberto dos Gaviões).

Postos de Coleta

Supermercado do Recanto

Supermercado Summer

Banca de Jornal da Glória (Barroco)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp