21/12/2014 às 19h18min - Atualizada em 21/12/2014 às 19h18min

Atleta de Maricá vê crescimento do tiro com arco e fala em começar 2015 "do zero"

Após conquistar prata inédita nos Jogos da Juventude e vice na Copa do Mundo, Marcus Vinicius D'Almeida, de 16 anos, afirma que modalidade está se popularizando

[caption id="attachment_52717" align="alignleft" width="300"]
Marcus Vinicius vê popularização  do tiro com arco (Foto: Divulgação)

Marcus Vinicius vê popularização do tiro com arco (Foto: Divulgação)

Marcus Vinicius vê popularização
do tiro com arco (Foto: Divulgação)[/caption]

Depois de começar o ano com o pé direito nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, com três ouros (um no individual, um nas duplas mistas e outro por equipes) e um recorde batido, Marcus Vinicius D'Almeida ainda conquistou uma prata inédita em agosto para o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, e fechou com um segundo lugar na Copa do Mundo de tiro com arco, em Lausanne, na Suíça. Isso tudo com apenas 16 anos. Por isso, ele é tratado como uma grande promessa da modalidade. Nesta terça-feira, foi eleito o melhor de seu esporte no ano e, de quebra, indicado ao Prêmio de melhor atleta de 2014, perdendo para o ginasta Arthur Zanetti. Mesmo com tantas conquistas, ele mantém os pés no chão e fala em começar 2015 "do zero".

O garoto tem consciência de que o que alcançou é importante e vê isso refletido na popularização de seu esporte. Ele conta que, ao longo de 2014, o interesse das pessoas no tiro com arco foi crescendo. 

- A sensação é de trabalho bem feito, de ter ajudado meu esporte a crescer e fazer o mundo ter uma visão maior de que no Brasil existe o tiro com arco. É difícil demais descrever. Eu acho que cresceu o esporte com isso. Ainda tenho muito a fazer, mas, por exemplo, tem muita gente de fora curtindo e procurando minha página (no Facebook), querendo praticar. O pessoal de São Paulo me procura, o pessoal do Sul abriu uma escolinha e me falou que muitos foram se inscrever por minha causa. Foi um ano maravilhoso, mas meu sonho agora são as Olimpíadas 2016, essa é a missão da minha vida. O que fiz foi feito e agora é zero, começar do zero ano que vem, preciso treinar e fazer mais.O que fiz foi feito e agora é zero, começar do zero ano que vem, preciso treinar e fazer mais - comentou.

ntes das Olimpíadas, contudo, Marcus ainda deve estar no Pan de Toronto. O Brasil já tem duas vagas conquistadas no masculino, uma delas foi o próprio Marcus quem garantiu. Mesmo assim, os nomes dos atletas que competem no Canadá sairão de uma seletiva nacional, e o esportista de 16 anos irá tentar conquistar a sua classificação, no caso, a terceira vaga possível, por meio de índices que serão obtidos em torneios internacionais no início do ano. 

- Eu consegui a vaga no Pan, mas ela pertence ao Brasil, então preciso trabalhar ainda. Tem a seletiva nacional em breve. Há grande chance de conseguirmos as três. Nas Olimpíadas, já temos as vagas (três no masculino e três no feminino) por ser país-sede - disse.

Uma das novidades para o ano que vem na modalidade é que Marcus e a seleção brasileira estarão de volta ao Rio de Janeiro, onde o atleta nasceu. O Centro de Treinamento do time principal, que ficava em Campinas, está se mudando para a Cidade Maravilhosa. Na época da base, o garoto treinou e morou em Maricá, onde há uma unidade da CBTArco. 

- Agora tivemos uma mudança da Confederação para o Rio. O que faltava está perfeito agora treinando na cidade olímpica. 

Antes de voltar ao Rio, contudo, Marcus esteve na Coreia do Sul para um intenso período de treinamento, aprimorando suas habilidades com muitos dos concorrentes que deve enfrentar em 2016. Na Ásia, treinou bastante a parte física e mental, além da parte técnica, que já é bastante trabalhada pela Confederação no Brasil.

GLOBO ESPORTE

[caption id="attachment_52718" align="aligncenter" width="690"]
Marcus Vinícius D'Almeida quer começar "do zero" em 2014 após ótimo 2014 (Foto: World Archery Federation/Divulgação)

Marcus Vinícius D'Almeida quer começar "do zero" em 2014 após ótimo 2014 (Foto: World Archery Federation/Divulgação)

Marcus Vinícius D'Almeida quer começar "do zero" em 2014 após ótimo 2014 (Foto: World Archery Federation/Divulgação)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp