28/08/2015 às 06h51min - Atualizada em 28/08/2015 às 06h51min

Vereador mostra decepção com a falta de mobilização do povo na defesa do retorno dos “vermelhinhos”

[caption id="attachment_74403" align="alignleft" width="300"]
Vereador mostra decepção com a falta de mobilização do povo na defesa do retorno dos “vermelhinhos”.

Vereador mostra decepção com a falta de mobilização do povo na defesa do retorno dos “vermelhinhos”.

Vereador mostra decepção com a falta de mobilização do povo na defesa do retorno dos “vermelhinhos”.[/caption]

A retirada de circulação dos ônibus grátis, os "vermelhinhos", por decisão da justiça mobilizou a atenção dos vereadores de Maricá na sessão da última quarta-feira, dia 26. Algumas sugestões foram levantadas a respeito de outras possibilidades de vias de circulação dos veículos, que não venham a ser as mesmas por onde trafegam as empresas concessionárias. Para Robson Dutra, não se trata apenas de inviabilizar a Tarifa Zero no município, mas de afetar toda a movimentação para que ela perca força no Brasil. Por motivos de compromisso assumidos o presidente Valdevino Costa (Chiquinho), não estava presente e a presidência foi ocupada por Hélter Ferreira. Já a vice-presidência, posto oficial de Hélter, teve Adaílton Pereira da Costa (Bubute), substituindo-o.

Para o vereador Tatai, o que intriga é o fato de que os mais favorecidos com as viagens grátis não terem se mobilizado o suficiente. As manifestações contam com uma tímida presença de populares. Nesta mesma quarta-feira, os parlamentares, presidentes de partidos e lideranças de Maricá se reúnem na casa de festas Palladom, que fica no bairro Flamengo, para avançarem nas conversas sobre as alternativas que possam trazer os "vermelhinhos" de volta para o povo.

"Eu sugiro que os moradores de Inoã, que mais se beneficiavam dos ônibus grátis se manifestem fortemente para que retornem", incentivou Tatai.

O vereador Robson Dutra sugeriu que fossem avaliadas as ruas por onde será possível que os ônibus circulem. Ele destacou que o projeto estava ganhando espaço e prestes a ser ampliado com novas rotas no município.

O vereador Aldair chegou a propor também que acontecessem estudos da viabilidade de usar os "vermelhinhos", completando os trajetos com o uso de vans.

O presidente da Empresa Pública de Transportes esteve no plenário, mas apenas acompanhando as discussões, que devem voltar à pauta na sessão da próxima segunda-feira.

Dando andamento aos trabalhos legislativos, foi aprovado em votação única o parecer Nº 28/2015 da Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos ao Projeto de Lei º 031 de 15/06/2015, de autoria do Poder Executivo – Mensagem Nº 022/2015; e aprovado emº turno o Projeto de Lei 07/2015, que cria a Praça Maria do Rosário de Oliveira Zeidan, no Loteamento Parque Nanci.

A Câmara colocou ainda em votação o Projeto de Lei Nº 09/2015, de autoria do vereador Robson Duytra, que regulamenta a utilização de vias públicas para estacionamento de curta duração. O projeto teve pareceres favoráveis das comissões permanentes da casa, mas não entrou em votação porque o vereador Adelso pereira pediu vistas. Ele retorarnará na próxima sessão da casa.

Já o projeto do vereador Filipe Bettencourt, que dispõe sobre incentivo, denominado "IPTU Verde", teve pareceres favoráveis da casa e foi aprovado em 1º Turno. A pedido do vereador Adelso Pereira, Bittencourt deu mais detalhes do projeto. Trata-se de descontos no IPTU para quem adote medidas que beneficie o meio ambiente, a exemplo de energia solar.

Adelso parabenizou a iniciativa e lembrou que tal como se deve privilegiar quem se preocupa com a preservação ambiental, o município deveria adotar ter ações punitivas contra quem tem terreno e não cuida, deixando-o com mato e lixo que acarretam danos à saúde da vizinhança.

O vereador Felipe Auni não esteve presente e enviou comunicado alegando problemas com a saúde.

Em atenção à indicação do vereador Robson Dutra, a Secretaria Executiva de Gestão de Infraestrutura Urbana enviou o ofício089/2015, de 19 de agosto de 2015, informando que a Avenida 02, Jardim Atlântico, Itaipuaçu, encontra-se em processo de urbanização.

O Poder Executivo enviou Projeto de Lei Nº 047, de 20/08/2015, oriundo da mensagem Nº 037/2015, que "Aprova o Plano Municipal de Educação para o Decênio 2015/2015 e dá outras providências;

Ainda na pauta, Moção de Congratulações e Aplausos Nº 025/2015, de 24/08/2015, de autoria do vereador Luís Felipe Auni, à Sra. Marta Regina Soares do Vale, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Jaconé e toda sua direção, pelo excelente trabalho desenvolvido no bairro; Parecer Nº 026/2015, da Comissão de Saúde, Educação, Turismo e Meio Ambiente ao Projeto de Lei Nº 018, de 22/04/2015, de autoria do vereador Hélter Ferreira, que "autoriza a utilização de vagas de estacionamento reservadas para autoridades, repartições públicas e órgãos governamentais, fora do horário de expediente das autoridades e instituições citadas.

Os parlamentares apresentaram as seguintes indicações: 4 Indicações de autoria do vereador Valdevino Costa da Silva (troca de manilhas na Rua das Acácias, Parque Nanci; passagem de máquina patrol, colocação de meio-fio e instalação de rede de água fluvial na Rua 26, Parque Nanci; reforma da quadra poliesportiva do bairro Guaratiba, na Rua São Bento; colocação de braço de iluminação na Rua 26 em Guaratiba); 3 Indicações do vereador Adaílton pereira da Costa Filho (operação tapa-buraco em Guaratiba; reforma, limpeza e iluminação da Praça de Guaratiba; operação tapa-buraco na Divinéia, em Barra de Maricá); 2 Indicações do vereador Robson Dutra ( restauração da Praça da Rua 119 em Itaipuaçu; Asfaltamento da Rua 54 em Itaipuaçu); 4

Indicações do vereador Frank Costa (iluminação pública no Núcleo Operacional São José em frente ao Caic M. Elomir Silva em Marine; iluminação no ponto de ônibus da passarela de São José do Imbassaí em ambos os lados; asfalto e saneamento básico na Rua Cananéia, Cassiporé, Itapagé e Travessa Acará, em Marine; serviços de poda e melhoria da Praça Dirceu Santos da Costa no Flamengo); 2 indicações do vereador Hélter Ferreira (braço e troca de lâmpadas nos postes da Rua 06 em Pindobal; nivelamento da depressão do asfalto da Avenida Guarujá no Marine, em São José do Imbassaí; construção de uma praça em São José do Imbassaí nas ruas Itaúnas, Cassiporé, Cananéia e Itapeva) e 03 indicações do vereador Filipe Bittencourt (criação de linha circular de transporte coletivo para o bairro de Ubatiba com "vermelhinhos); troca de lâmpada queimada na Rua Sargento Lobato no Flamengo; e linha cricular de "vermelhinhos no percurso entre os bairros Caxito e Pindobas).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp