14/11/2019 às 11h20min - Atualizada em 29/11/2019 às 15h44min

Alerta Maricá: Bituca de cigarro supera plástico e se torna o maior poluente dos oceanos

Imagem meramente ilustrativa

LSM - Maricá é uma cidade repletas de praias lindas que encantam turistas e moradores, tornando o combate a poluição dos oceanos uma responsabilidade ainda maior para toda a população maricaense.

Em um levantamento feito pelo LSM, foi constatado que as bitucas de cigarros são os resíduos mais encontrados pelas ruas de Maricá, uma notícia triste pois o cigarro não faz somente mal ao corpo, mas também se tornou uma real ameaça ao futuro do planeta, ameaçando os oceanos.

Segundo a Ocean Conservancy, nos últimos 32 anos, já foram encontrados cerca de 60 milhões de bitucas nos mares. Atualmente ainda é enorme o número de pessoas que acreditam que o plástico é o principal causador da poluição nos mares, mas na verdade o cigarro já ultrapassou ele.

Os resíduos de cigarros são encontrados em 70% das aves e 30% tartarugas marinhas. O plástico ainda é um grande vilão, mas o cigarro ainda consegue fazer um estrago muito maior.

A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá realiza inúmeras ações de limpezas nas praias da cidade e a Secretaria de Conservação realiza limpeza das ruas e do Centro todos os dias, mas a população deve cooperar.

Segundo uma moradora de Ponta Negra, no final da tarde de um dia de sol, a praia do bairro costuma ficar com um tapete de lixo ,repleto de garrafas de cervejas, bitucas de cigarros; entre outros resíduos.

''Se cada um fizer sua parte e juntar seu lixo, as praias ficam limpas. Vamos cuidar do nosso planeta, começando pela nossa cidade. Se você encontrar lixo na praia ou no local que você está, seja na praia ou no centro da cidade, tire-o dali. Você estará fazendo um bem a você e a todos! '' afirma a moradora.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp