13/11/2020 às 13h45min - Atualizada em 14/11/2020 às 09h40min

Vans intermunicipais circularão com os vidros mais claros após nova regra

LSM - Após assaltos frequentes, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 12, uma nova regulamentação de transmissão luminosa através dos vidros para as vans intermunicipais.

O objetivo da medida é garantir a segurança dos passageiros, depois de dois assaltos em um curto espaço de tempo nas vans que circulam entre Maricá e Niterói. Com a nova regra, que entra em vigor dentro de 60 dias, ficará mais fácil de ver quem está dentro e fora do veículo.

Ainda segundo a nova regra, a transmissão de luz nos vidros laterais e no para-brisas não poderá ficar abaixo de 75% para vidros incolores e 70% para vidros coloridos. Para o vidro traseiro, a transmissão não pode ser inferior a 70%.

É proibida a aplicação de películas refletidas ou espelhadas em qualquer vidro do veículo.

A película não refletiva é permitida nas áreas laterais, com o mínimo de transparência de 70%. É obrigatório que fique gravado na película, de forma visível, do lado externo, a porcentagem da transmissão luminosa e a marca do instalador.

A conferência dos índices de transmissão luminosa será realizada de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de um equipamento destinado a essa fiscalização, aprovado pelo INMETRO e pelo Denatran.

Nas vistorias e fiscalizações, será obrigatória a apresentação da nota fiscal da empresa instaladora da película, contendo as especificações e demarcações da transparência. Se o índice não alcançar o valor definido pela portaria, será aplicada uma multa, junto com a abertura de um processo administrativo para a investigação e envio à Delegacia de Defraudações.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp