10/02/2021 às 16h24min - Atualizada em 11/02/2021 às 07h12min

Funcionários da segurança, administração e limpeza hospitalar são vacinados contra Covid-19 em Maricá


Foto: Vinícius Manhães/Prefeitura de Maricá

LSM- A Prefeitura de Maricá está aplicando vacinas anti-covid em todos os funcionários que trabalham nas unidades hospitalares de urgência e emergência, mesmo não sendo da área da saúde. A informações foi recebida nesta terça-feira, 9, inicialmente em forma de denúncia feita por moradores ao LSM e confirmada a sua veracidade pela Prefeitura.

Na manhã desta terça, dezenas de moradores e internautas enviaram fotos e ‘prints’ de funcionários da prefeitura e prestadores de serviço – que não são da área de saúde – recebendo a primeira dose da vacina Coronavac e AstraZeneca. Dentre estes funcionários estão, os profissionais da empresa terceirizada de segurança, equipe de humanização e da limpeza. As fotos usadas como ‘prova’ foram postadas pelos próprios funcionários nas redes sociais, em seus perfis do Facebook, Instagram e status de WhatsApp.

As principais queixas dos moradores eram do porquê os profissionais que não são da área da saúde estariam tomando a vacina; falta de transparência do calendário de vacinação, acusação de privilégio e desvio das vacinas.

A equipe do LSM procurou a Prefeitura de Maricá para questionar sobre a denúncia e buscar respostas. Em nota, a Prefeitura afirmou que todos os profissionais que trabalham na linha de frente nas unidades hospitalares de urgência e emergência do município estão imunizados. A justificativa é que profissionais de outros setores – mesmo não sendo da área de saúde – têm contato direto com pacientes suspeitos, e por isso, a necessidade de eles serem vacinados.

CONFIRA A NOTA DADA EXCLUSIVAMENTE AO LSM

“A Prefeitura esclarece que os profissionais considerados como atuantes na linha de frente da Saúde são aqueles que trabalham nos locais onde há atendimento para pacientes com sintomas de Covid-19. Este é o caso do hospital Che Guevara, dos polos de atendimento e da Rede de Urgência e Emergência do município, que inclui o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã e a Unidade de Emergência Santa Rita, em Itaipuaçu.

Em todos esses ambientes, onde o risco de contágio é maior, não só as equipes médicas e de enfermagem estão recebendo as vacinas: todos os demais profissionais que atuam ali integram esse grupo prioritário e isso inclui pessoal administrativo, de apoio, nutricionistas, equipes de limpeza etc. A Prefeitura reitera que todos os critérios estabelecidos nos protocolos previstos nos planos de imunização estão sendo seguidos rigorosamente”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp