07/07/2024 às 16h07min - Atualizada em 07/07/2024 às 16h07min
Polícia Ambiental resgata balão de 28 metros caído na Restinga de Maricá
O balão caiu numa Área de Proteção Ambiental e poderia causar um incêndio caso não fosse resgatado pelos PMs
Redação
Foto: Divulgação/PMERJ LSM- Policiais Militares do Comando de Polícia Ambiental resgataram um balão de grande porte caído na manhã deste domingo, 7, na Restinga de Maricá.
O caso aconteceu por volta das 9h30 da manhã, no limite entre São José e Zacarias. De acordo com informações, a Polícia Militar tomou ciência de que um balão estaria caindo na Área de Proteção Ambiental (APA) e as equipes da 6ª e 7ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) foram deslocadas.
Os Militares avistaram o balão ainda em queda e seguiram até a Estrada. No local, alguns populares foram flagrados em busca do resgate, mas fugiram ao perceber a aproximação da viatura.
O balão de aproximadamente 28 metros foi resgatado e levado para a Delegacia de Maricá (82ª DP), onde o caso foi registrado.
SOLTAR BALÃO É CRIME
Soltar balões é crime previsto na lei de crimes ambientais, artigo 42 da lei 9.605, de fevereiro de 1998. A lei foi criada com o objetivo de proteger as florestas e vegetações, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas.
O programa Linha Verde disponibiliza o número 0300 253-1177 para que toda a população do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros possam denunciar crimes ambientais. A denúncia poderá ser processada através de uma ligação com custo local. Em todos os casos é assegurado o anonimato do denunciante.