07/07/2024 às 16h21min - Atualizada em 07/07/2024 às 16h21min
Maricá: Tartaruga marinha é encontrada morta na areia da Praia de Cordeirinho
As ações da pesca predatória são as maiores causas da morte desses animais.
Redação
Foto: Divulgação LSM- Uma tartaruga marinha foi encontrada morta durante a manhã deste domingo, 7, na Praia de Cordeirinho, na Região Litorânea de Maricá.
O caso aconteceu na altura da Rua 107. De acordo com informações, um morador estava caminhando pela areia quando encontrou a carcaça do animal.
A homem chegou a ir perto da tartaruga para ver se ainda estava viva, mas o corpo do réptil já estava iniciando a decomposição
Agora, os órgãos competentes serão acionados para retirar os restos mortais do animal da praia e para realizar uma análise para descobrir as causas da morte.
A TARTARUGA MARINHA
Conhecida como tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) é uma espécie de tartaruga marinha que habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo. Passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar. A tartaruga tem a sua expectativa de vida de 47 a 67 anos.
Ela é considerada uma espécie em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os equipamentos de pesca deixados ao abandono são um dos principais fatores responsáveis por numerosas mortes das tartarugas marinhas. Em certos casos, também podem afogar-se quando ficam presas nas redes de arraste.