06/04/2019 às 20h09min - Atualizada em 06/04/2019 às 20h09min

Série Histórias de Maricá: Bloco do Carvão agitou o Carnaval de Maricá de 1986 à 2005

Fotos :: Acervo

No dia 29 de dezembro de 1985, num animado churrasco de confraternização, o saudoso Dr. Geraldo Alonso, sugeriu a criação de um bloco carnavalesco cujos componentes se sujassem de carvão.

O nome surgiu após um dos componentes cair sobre um saco de carvão, ficou sujo e daí saiu o 'Bloco do Carvão'. Naquele dia, as pessoas que participavam desse churrasco foram para a praça de Maricá onde fizeram a promessa de que em todo carnaval o bloco estaria na rua.

No carnaval de 1986, o Bloco do Carvão faz sua primeira aparição na cidade com apenas 20 componentes, pulando com muita alegria e descontração. A partir desse ano, o bloco começou a crescer de forma impressionante, chegando a superar a faixa dos 4.000 mil foliões em 2005. Neste ano, o bloco foi extinto por decisão mutua de todos os fundadores, não por nenhum tipo de proibição da Prefeitura como há boatos até os dias atuais.

O Bloco do Carvão, foi o único Bloco de Maricá a fazer propaganda aérea na história do carnaval maricaense.

No começo do Bloco do Carvão só os homens participavam da concentração. As meninas ficavam do lado de fora da concentração, aguardando a saída do Bloco.

O grito de guerra dos foliões ficou marcado na história maricaense: "Carvão, carvão. Eu tô preto, eu tô sujo, eu tô doidão".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp