16/10/2024 às 07h22min - Atualizada em 16/10/2024 às 07h22min

XEC: Secretaria de Saúde confirma dois casos da nova variante da Covid no RJ

Redação
Foto: Divulgação
LSM- A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a detecção dos primeiros casos da nova variante XEC da Covid-19 no estado. 
 
A variante, uma derivação da Ômicron, foi identificada em dois pacientes que moram na capital fluminense. 
 
Um homem de 45 anos apresentou sintomas em 9 de setembro, e uma mulher de 61 anos começou a sentir os primeiros sinais da doença em 11 de setembro. Ambos os casos foram leves, com sintomas semelhantes a um resfriado, e os pacientes já estão curados.
 
De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que analisou as amostras, os pacientes não têm histórico recente de viagens ao exterior. A descoberta foi comunicada ao Ministério da Saúde. 
 
A XEC já havia sido detectada em outros países, e após o achado no Rio, amostras de Santa Catarina e São Paulo também testaram positivo para essa nova linhagem.
 
Até o momento, dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Infogripe, da Fiocruz, não apontam um aumento significativo de casos de Covid na cidade. Especialistas recomendam que, em caso de sintomas gripais, os moradores procurem as unidades de saúde para testagem e reforcem os cuidados higiênicos.
 
A XEC foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "variante sob monitoramento", devido a mutações que podem influenciar seu comportamento. 
 
A virologista Paola Resende, do IOC/Fiocruz, destaca que a variante tem mostrado maior transmissibilidade em outros países, mas ainda é necessário observar seu impacto no Brasil, dado que a resposta imunológica da população pode variar.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp